Procedimentos de cálculo
Os dados disponibilizados na plataforma digital agrupam-se em duas componentes, observacional e modelação. Na componente observacional, este projeto, recorre aos dados obtidos na rede de observação de superfície e de deteção remota. A informação de superfície, produzida para o efeito através de processo de interpolação (IDW), utiliza dados obtidos nas estações meteorológicas da rede do IPMA com integração diária.
A informação gerada com base na deteção remota recorre a dados, matriciais, obtidos através de satélites meteorológicos (EUMETSAT e NOAA). Com base na informação matricial das diversas fontes, são aplicados procedimentos de cálculo estatístico para obtenção de estimativa para as diversas Unidades Territoriais (NUT2, NUT3, Distrito, Concelho) e outras regiões (Bacias hidrográficas, regiões agrícolas e zonas agrícolas).
Os dados relativos à previsão, até 10 dias, tem por base o conjunto de dados do ensemble do modelo global European Centre for Medium-range Weather Forecasts (ECMWF), com 5
0 membros e uma resolução de 9km, sendo utilizados os resultados da mediana desse conjunto. Sobre essa informação matricial são aplicados os mesmos procedimentos de cálculo estatístico para obtenção de estimativa para as diversas Unidades Territoriais.
A informação relativa à estimativa da previsão, período alargado até 4 semanas, recorre a
um produto que combina características da previsão a médio prazo (até 10 dias) com características das previsões sazonais. Esta combinação baseia-se no pressuposto de que um período de tempo de 10 a 30 dias é suficientemente curto para que a atmosfera retenha informação sobre as condições iniciais e é suficientemente longo para que variabilidade do oceano influencie a circulação atmosférica.
Estas previsões baseiam-se essencialmente na análise das anomalias médias no ensemble e da distribuição de probabilidades para os parâmetros precipitação e temperatura do ar a 2m.