Como interpretar
Os dados partilhados nesta plataforma tem duas componentes, observação e previsão numérica do modelo do ECMWF, sendo a sua evolução temporal representada conjuntamente. O sistema de visualização temporal dos indicadores (i.e. após selecionar uma região) permite selecionar duas fontes de incerteza para a representação gráfica:
- “Dispersão espacial” : Esta incerteza deve-se à agregação espacial das observações e mediana das previsões para a região selecionada podendo ser interpretada como a variabilidade espacial esperada na região. Esta incerteza tende a ser maior para grandes regiões. Na representação gráfica é apresentada a mediana e os percentis 25 e 75 a sombreado. A zona sombreada indica 50% de probabilidade do indicador se encontrar na região selecionada.
- “Incerteza do modelo”: Esta incerteza está associada à previsão numérica do tempo e é estimada a partir de um ensemble de previsões numéricas do tempo. Na representação gráfica, no período das observações apenas é apresentada a mediana espacial observada, enquanto que no período das previsões é apresentada a mediana e os percentis 25 e 75 do ensemble a sombreado. A zona sombreada indica 50% de probabilidade da previsão da mediana espacial do indicador se encontrar na região selecionada.
Os avisos agroclimáticos relativos ao escaldão e desidratação, na representação espacial, recorrem à média espacial da percentil 50 do ensemble apenas para o valor máximo, no caso da temperatura do ar, e o valor mínimo para a humidade relativa do ar.
A representação em tabela permite consultar a informação relativa à previsão para os dias seguintes, por região, e identificando-se se encontra sobre aviso agroclimático.
Os dados apresentados para as previsões numéricas podem conter erros e incertezas pelo que remete para o site do IPMA para as previsões do tempo oficiais.