Sobre avisos agroclimáticos

Os avisos agroclimáticos são caracterizados por regiões nas quais os limiares, de alguns indicadores climáticos, são ultrapassados. Estes limares foram definidos pelas diversas fileiras do setor e têm por base a informação relativa à previsão do ECMWF.

A esta informação, matricial, são aplicadas as metodologias da estatística espacial e, para cadaUnidade Territorial ou região, sempre que os limares são ultrapassados é associada uma cor que destaca o fenómeno adverso. Na representação em tabela é possível ter a visão dos dias por região cuja previsão identifica como estando sobre aviso agroclimático.

Escaldão – lesão da epiderme do fruto e das folhas. Ocorre normalmente quando a temperatura máxima do ar é superior ou igual a 35°C ou38°C dependendo da cultura e, a humidade relativa do ar inferior a 30%.Foram considerados os seguintes limiares e fileiras:

Desidratação– ocorre normalmente com temperatura muito altas, as plantas perdem mais água por transpiração do que conseguem absorver pelas raízes, levando à quebra da atividade fotossintética e em casos extremos á morte das plantas.

Geada - Formação de cristais de gelo nos tecidos celulares em consequência da sublimação do vapor de água ou do arrefecimento abaixo de 0 °C da superfície das plantas, quando o ar adjacente, não tendo humidade suficiente para a formação de cristais de gelo, provoca a necrose dos tecidos vegetais por dissecação.

Vento Fortes - velocidade instantânea do vento (intensidade máxima) superior ou igual a 70 km por hora.
Precipitação persistente - valores da quantidade de precipitação durante várias horas do dia.

Lista de entidades envolvidas na iniciativa

Segmento associativo das diversas fileiras do setor agrícola envolvidas na definição dos avisos agroclimáticos.

logo-cap

logo-cotarroz

logo-olivum

.