Como intrepertar?
Dispersão e incerteza
Os dados partilhados nesta plataforma têm duas componentes, observação e previsão numérica do modelo do ECMWF, sendo a sua evolução temporal representada conjuntamente. O sistema de visualização temporal dos indicadores (i.e. após selecionar uma região) permite selecionar duas fontes de incerteza para a representação gráfica:
- Dispersão espacial: Esta incerteza deve-se à agregação espacial das observações e mediana das previsões para a região selecionada podendo ser interpretada como a variabilidade espacial esperada na região. Esta incerteza tende a ser maior para grandes regiões. Na representação gráfica é apresentada a mediana e os percentis 25 e 75 a sombreado. A zona sombreada indica 50% de probabilidade do indicador se encontrar na região selecionada.
- Incerteza do modelo: Esta incerteza está associada à previsão numérica do tempo e é estimada a partir de um ensemble de previsões numéricas do tempo. Na representação gráfica, no período das observações apenas é apresentada a mediana espacial observada, enquanto que no período das previsões é apresentada a mediana e os percentis 25 e 75 do ensemble a sombreado. A zona sombreada indica 50% de probabilidade da previsão da mediana espacial do indicador se encontrar na região selecionada.
Nos avisos agroclimáticos relativos ao escaldão, a representação espacial recorre à média espacial do percentil 50 do ensemble apenas para o valor máximo da temperatura do ar. Em relação à humidade relativa do ar, recorre ao valor mínimo.
A representação em tabela permite consultar a informação relativa à previsão para os dias seguintes, por região, identificando-se se se encontra sobre aviso agroclimático.
Os dados apresentados para as previsões numéricas podem conter erros e incertezas associadas, pelo que é aconselhável consultar o site do IPMA (www.ipma.pt) para obter as previsões meteorológicas oficiais.
Representação em profundidade do produto de Água no Solo
Tal como foi referido na Nota explicativa sobre a Água no Solo (Nota explicativa produto Água no Solo), este produto apresenta valores para o primeiro metro de profundidade do solo (primeiros 100cm), calculados através da integração das Camadas 1, 2 e 3, ponderadas pela respetiva espessura. No entanto, passou também a ser apresentada, a partir de novembro de 2025, uma discretização do produto numa primeira camada (entre os 0-7cm) e numa segunda camada, que resulta da integração das contribuições da Camada 1 e Camada 2 (no total, entre os 0-28cm).
Desta forma, o utilizador, ao selecionar num nível de agregação (NUTS, distritos, concelhos...), vizualizará um gráfico composto por 3 barras empilhadas, em cada dia. O utilizador pode observar os valores observados nos últimos 15 dias e os valores previstos para os próximos 10 dias.
A representação através de colunas discretizadas é apresentada para os primeiros 0-7cm (Camda 1; primeira coluna), primeiros 0-28cm (resultando da integração ponderada das Camadas 1 e 2; segunda coluna) e 0-100cm, resultando da integração ponderada das Camadas 1, 2 e 3 (terceira e última coluna). As cores utilizadas seguem a escala definida no próprio produto (mais informações sobre a escala de cores, intervalos definidos e nomenclaturas utilizadas, na Nota explicativa sobre o produto Nota explicativa produto Água no Solo). Na Figura 1, apresenta-se um grafismo explicativo da forma como as camadas são apresentadas, em profundidade, no produto de Água no Solo.
![]() |
Figura 1. Representação esquemática do significado dos valores apresentados no gráfico de barras empilhadas, no produto de Água no Solo. |

